PRIME AGÊNCIA - Agência Esportiva

 

Raízes no Inter e polivalente: conheça Alisson Farias, a nova cara do Coritiba

17/05/2018

O meia-atacante Alisson Farias foi confirmado como reforço do Coritiba para a sequência da temporada, na última quarta-feira, e com a possibilidade de oferecer novas opções para o técnico Eduardo Baptista montar o time. O jogador de 22 anos é uma das revelações do Internacional e também tem passagens por empréstimo pelo Estoril-POR, Criciúma e Brasil de Pelotas. Oitavo reforço para a Série B, ele tem contrato até o fim do ano.

Destro, Alisson pode atuar centralizado ou pelos lados do campo. No esquema 4-1-4-1 do técnico Clemer, em seu último clube, o jogador atuou mais pelo lado esquerdo.

– Ele atuou como ponta no Brasil de Pelotas, pelos lados, mas mais pelo lado esquerdo. No time do Clemer, que o conhece desde a base do Inter, ele transitava muito quando o treinador invertia os lados dos pontas. Às vezes, pela necessidade, ele também jogava centralizado - explica o repórter Marcelo Prestes, da Rádio Universidade Pelotas.

Bom finalizador, Alisson também chama a atenção pela polivalência.

– Ele tem uma bola parada muito boa. No Brasil, ele era o principal destaque do time. Como o time não tinha aquele camisa 10 clássico, aquele jogador que cadencia o jogo, os pontas contribuíam muito nessa parte de finalização, e ele fazia bem o trabalho de recomposição. No Campeonato Gaúcho, ele foi tecnicamente um dos principais nomes, falando em armação e finalização. É um jogador polivalente, completou o repórter.

 – Posso atuar pelas pontas e também centralizado. No Brasil atuei mais à frente pelas laterais, mas estou aqui pra ajudar como o Eduardo preferir, estarei à disposição. Temos bastante peças, e vou treinar firme para buscar o meu espaço

Em sua passagem pelo Brasil de Pelotas, Alisson atuou em 19 jogos, sendo 16 pelo Campeonato Gaúcho e três pela Série B do Brasileiro, e marcou dois gols. No estadual, foi um dos líderes em assistências, com quatro. Pela Série B do Campeonato Brasileiro, o jogador deu assistências em três jogos.

Com o Colorado, ele tem contrato até 10 de dezembro de 2019.

Início no futsal, base no rival Atlético-PR e raízes no Inter

Natural de Lages, Santa Catarina, Alisson começou no futsal com sete anos, na escolinha "Kibola", em sua cidade natal. Aos 13 anos, fez 67 gols em 25 jogos pelo estadual da modalidade, em 2009.

O jogador carrega uma curiosidade: ele passou pelas categorias de base do Atlético-PR, em 2010. Com o apelido de "Alisson Azul", era um dos destaques do time sub-15, que tinha nomes como o zagueiro Léo Pereira e o meia Nathan.
[removed][removed]

Depois seguiu para Porto Alegre, onde chegou ao Internacional, no início de 2012. A pedido da diretoria, logo abandonou o apelido que remetia ao rival. No Colorado, foi bicampeão gaúcho sub-17, em 2012 e em 2013, e campeão brasileiro da mesma categoria, em 2013. Também tem passagem pela seleção brasileira sub-17, integrando a equipe que foi quarto lugar no Sul-Americano e conquistou o título da Copa 2 de Julho, ambos em 2013.

Após conquistar o título da Copa do Brasil sub-20 de 2014 como vice-artilheiro com quatro gols, foi promovido ao elenco profissional do Inter sob o comando do técnico Diego Aguirre, que teve papel importante em sua adaptação ao profissional. O garoto estreou em campo no Gauchão daquele ano e teve algumas aparições no primeiro semestre. Depois, passou a ser incentivado pelo técnico Argel Fucks, que, com estilo paizão, costumava dar dicas para o atleta melhorar a marcação e a finalização.

Ida a Portugal e passagem pelo Tigre

 Depois de oscilar entre o time titular e o banco de reservas, Alisson Farias foi emprestado ao Estoril-POR, em julho de 2016. Em terras portuguesas, atuou em 13 jogos e marcou dois gols. O jogador retornou ao Colorado em março, antes de terminar o empréstimo, que ia até julho.

De volta ao Brasil, o meia-atacante seguiu emprestado ao Criciúma, em junho do ano passado. Na equipe catarinense, não teve brilho e atuou em apenas sete jogos na equipe catarinense, sendo quatro como titular.

Indisciplina em Pelotas

Alisson Farias defendia o Brasil de Pelotas até a semana passada, quando foi devolvido ao Inter após cometer um ato de indisciplina. Na ocasião, o técnico Clemer disse que o principal motivo foi o fato de o jogador deixar a delegação após a partida contra o Paysandu sem a permissão de comissão técnica ou da direção e, após retorno, faltou com respeito aos companheiros.

A diretoria xavante ressaltou que o meio-campista teve a oportunidade de se retratar junto aos companheiros e membros da cúpula. No entanto, teria optado pelo silêncio. O jogador afirma que o caso não passou de um "mal entendido".

O meia-atacante tinha contrato de empréstimo com o Brasil de Pelotas até novembro. O contrato foi rescindido para que o jogador acertasse com o Coritiba.

Ficha técnica

 

 

  • Nome: Alisson Alves Farias
  • Posição: meia-atacante
  • Data de nascimento: 07/04/1996 (22 anos)
  • Local: Lages (SC)
  • Estatura: 1,71m
  • Trajetória: Internacional, Estoril-POR, Criciúma e Brasil de Pelotas.

Comentários

Outras notícias
28/03/2024
Zé Marcos marca o primeiro gol pelo clube e celebra momento

 

 

 

 

26/03/2024
Zé Marcos comemora fim de jejum pelo Juventude: "Me cobrei demais por esse gol"

 

 

 

 

21/03/2024
Zé Marcos comemora tempo para ajustes no Juventude e aposta em disciplina tática por vaga à final

 

 

 

 

Voltar

 

PRIME AGÊNCIA ESPORTIVA
Todos os direitos reservados